sistema de arquivos

O Sistema de Arquivos da UFSM constitui-se da integração das seguintes unidades:

Departamento de Arquivo Geral - órgão central do Sistema de Arquivos, subordinado a Pró-Reitoria de Administração responsável pela gestão arquivística na UFSM. Sua estrutura organizacional: Divisão de protocolo, Divisão de Apoio Técnico aos Arquivos Setoriais, Divisão de Arquivo Permanente e Laboratório de Reprografia.

Comissão Permanente de Avaliação de Documentos/CPAD – comissão criada pela Resolução n.018/98-Reitor, de 04/11/1998 e responsável pela orientação e realização do processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no âmbito institucional.

Arquivos Setoriais – unidade arquivística setorial, constituído da seguinte forma:

• Administração Superior, formado pelos arquivos setoriais dos órgãos colegiados, do Gabinete do Reitor e Vice-Reitor, dos órgãos de direção e assessoria, dos órgãos executivos, dos órgãos suplementares centrais e da Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica.
  • Unidades Universitárias, formado pelos arquivos setoriais do Centro de Artes e Letras, do Centro de Ciências Naturais e Exatas, do Centro de Ciências Rurais, do Centro de Ciências da Saúde, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, do Centro de Educação, do Centro de Educação Física e Desportos, do Centro de Tecnologia, do Centro de Educação Superior Norte-RS e da Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins- RS.
  • Unidades de Ensino Médio e Tecnológico, formado pelos arquivos setoriais do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria e do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen.

A Resolução n. 009, de 02 de maio de 2012, dispõe sobre a normatização, organização e funcionamento doo sistema de arquivos da UFSM.