SIARQ UFSM CAPA 1992

Projeto de Implantação do Sistema de Arquivos da UFSM
O trabalho apresenta justificativa e proposta para a criação da Divisão de Arquivo-Geral, órgão responsável pela política de arquivos na UFSM.
Publicado em 1992.

tabela1998

Tabela de Temporalidade de Documentos da Pró-Reitoria de Recursos Humanos
A Tabela de Temporalidade de Documentos da PRRH é um instrumento de destinação que determina prazos para transferência, recolhimento , eliminação e reprodução dos documentos produzidos e recebidos em decorrência das atividades da PRRH.
Publicado em 1998.

digitalizar0013

Uma Política de Arranjo Documental para a Universidade Federal de Santa Maria
A publicação é resultado de um trabalho de pesquisa, apresentando o quadro de Fundos Documentais da UFSM, conceituações a respeito da Teoria de Fundos e o estabelecimento do método de arranjo a ser adotado na ordenação interna da documentação produzida na UFSM.
Publicado em 2001.

digitalizar0014

Manual de Procedimentos Arquivísticos do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico da UFSM
As intervenções nos arquivos devem ser efetivadas com metodologiaspróprias e adequadas aos pressupostos da arquivística contemporânea. Neste sentido, o presente manual tem por objetivo servir como instrumento de apoio as atividades de classificação e organização dos documentos do SAF.
Publicado em 2008.

digitalizar0012

Catálogo seletivo de fotografias
Concretizando um ideal: A cidade Universitária da UFSM de 1960 a 1973
O catálogo seletivo de fotografias é uma estratégia de difusão do arquivo permanente do Departamento de Arquivo Geral da UFSM. É o produto final do projeto de pesquisa do Programa de Pós Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural (PPGPPC) da UFSM. Esse instrumento de pesquisa é formado por duas partes: a primeira apresenta o contexto histórico que permite a compreensão do sentido das imagens e a segunda parte contém a descrição arquivística das imagens selecionadas.
Publicado em 2011.

digitalizar0011

Catálogo dos documentos resultantes da desapropriação de terras para a construção do Campus da UFSM – 1ª Fase
O instrumento de pesquisa – catálogo - apresenta os documentos resultantes da desapropriação de terras para a construção da primeira fase do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. O acervo é composto de 136 unidades documentais provenientes do Fundo documental Pró-Reitoria de Administração, Série Controle e registro de bens imóveis e da Subsérie Aquisição e desapropriação de terras na construção do Campus da UFSM, custodiado pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG). 
Publicado em 2013

UFSM.DAG.PUBLICAES.2013.0010003

Informativo: Sistema de Arquivos da UFSM
Este Informativo do Departamento de Arquivo Geral (DAG) tem o objetivo de divulgar a Resolução n. 009/2012, de 02 de maio de 2012, que normatiza a política de gestão arquivística, e estabelece a organização e o funcionamento do sistema de arquivos da UFSM.

Publicado em 2013.

 

ICA-AtoM: Manual do usuário
O Manual é a concretização de uma das iniciativas do Departamento de Arquivo Geral para a implantação do sistema de arquivos da UFSM. A obra irá auxiliar a todos os usuários envolvidos na utilização do software livre ICA-AtoM, na realização da descrição e difusão do acervo arquivístico da Universidade. O manual foi elaborado a partir da versão 1.2, instalada no DAG e poderá servir como referência na utilização em versões posteriores e também a qualquer outra organização interessada na utilização do software.

Publicado em 2013.

 

Manual de Normas e Procedimentos Gerais para o Desenvolvimento das Atividades de Protocolo na UFSM

O manual visa disciplinar, uniformizar e orientar as unidades e subunidades quanto aos procedimentos gerais das atividades de protocolo, de observância obrigatória, conforme o estabelecido na Portaria Interministerial nº. 1.677, de 7 de outubro de 2015 do Ministério da Justiça e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Trata dos procedimentos para os documentos não digitais. A aplicação deste instrumento facilitará a operacionalização das a tividades e permitirá um maior controle e companhamento dos documentos avulsos e dos processos administrativos da UFSM.

        Publicado em 2017