A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) tem por finalidade assessorar o Departamento de Arquivo Geral nas ações e procedimentos referentes à avaliação documental, e mais especificamente:

  • orientar e realizar a análise, avaliação e seleção de documentos produzidos e acumulados nas unidades/subunidades da UFSM;
  • analisar as tabelas de temporalidade de documentos, sugerindo adequações e/ou aprovando-as;
  • encaminhar as tabelas de temporalidade ao Conselho Nacional de Arquivos/CONARQ, órgão responsável para apreciação e aprovação das mesmas;
  • proceder a divulgação da tabela de temporalidade mediante a publicação em Diário Oficial ou outro meio necessário;
  • autorizar a aplicação da tabela, delegando competência para as unidades/subunidades aplicarem em seu âmbito;
  • estabelecer normas e instruções gerais para a aplicação da microfilmagem e digitalização de documentos;
  • acompanhar e supervisionar a aplicação das normas legais vigentes nas eliminações, transferências e recolhimentos desses documentos.

 

A CPAD  deve avaliar os documentos institucionais obedecendo os prazos estabelecidos na Tabela Básica de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativo às atividades-meio da administração pública e na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos as atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior aprovadas pelo Arquivo Nacional.

 

Instalação e funcionamento da CPAD

Resolução nº. 018/98 - UFSM
Cria a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFSM e dispõe sobre o seu funcionamento.

Portaria nº. 84.633/2017, de 22/06/2017 - UFSM
Designa os membros para comporem a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos/CPAD, que são:

  • Alexander Rossatto Tittelmeyer (arquivista) - Presidente
  • Rita Medianeira Ilha (arquivista) – Diretora do DAG - Suplente
  • Daiane Regina Segabinazzi Pradebon (arquivista) - Chefe da Divisão de Apoio Técnico aos Arquivos Setoriais
  • Geovana Gayer de Souza (arquivista) - Suplente
  • Josiane Ayres Sfreddo (arquivista) - Representante da Seção de Gestão dos Arquivos Setoriais
  • Franciele Simon Carpes (arquivista) - Suplente
  • Livia Regina Rocha Retamoso (arquivista) - Chefe da Divisão de Arquivo Permanente
  • Cristina Strohschoen dos Santos (arquivista) - Suplente

O representante jurídico será designado pela Procuradoria Jurídica da UFSM, quando convocado pelo presidente da Comissão. Além dos membros permanentes, a CPAD conta com membros variáveis, que são os representantes da unidade/subunidade em que os documentos estiverem sendo avaliados; profissional especializado, quando se tratar de documentos especiais; técnico em microfilmagem e historiador, quando necessário.

 Contato: 

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (55) 3220 8212